Você já parou pra pensar que, se sua empresa ainda não está no próximo nível, é pelo conhecimento gerencial que você ainda não tem?
Hoje 50% das empresas fecham as portas nos primeiros 4 anos de funcionamento, destas, 20% quebram em até 1 ano e o principal motivo de fechamento das empresas é a falta de gestão eficiente.
Pensa comigo o seguinte; Se todo dono de empresa ou gerente, soubesse que para alavancar o negócio, aumentando as vendas e lucros, dependessem apenas de conseguir entender os números e tomar decisões com base em análises estratégicas, quantos fechamentos de empresas no brasil poderiam ser evitados?
A virada de chave da sua empresa.
Muitos gestores até sabem disso, mas não sabem como fazer, não fazem ideia de como começar, ou simplesmente não fazem.
Para que tudo isso aconteça e você consiga fazer uma boa gestão, é preciso definir alguns objetivos a serem alcançados, o que é basicamente idealizar um plano de ações e metas alcançáveis.
Mapeamento de processos
Identifique quais são os setores e processos da sua empresa que precisam ser mensurados, para que uma meta espefícica seja atingida, assim sua visão será mais clara e você não perderá o foco analisando coisas que não fazem sentido.
Para que isso aconteça de forma mais assertiva, reúna os pontos fortes e fracos do seu negócio, se for preciso analise alguns concorrentes. Isso vai te ajudar a entender quais praticas precisam ser mantidas e o que precisa ser mudado.
Principais indicadores financeiros de uma empresa.
1 – Fluxo de caixa – Este é considerado o principal indicador de uma empresa, porquê nele é avaliado a capacidade para geração de receitas e gastos de um negócio.
Com isso é possível analisar se a empresa irá conseguir honrar compromissos futuros e quais valores podem ser suportados com base em informações de um período, ou até mesmo saber quais datas serão mais confortáveis para encaixar um desembolso no caixa da empresa. É semelhante a um trabalhador assalariado, que recebe um salário todo dia 10, não faz sentido ele programar o vencimento de suas despesas para uma data anterior ao do recebimento, salvo se ele tiver um bom capital de giro ou reserva financeira que deem suporte.
2 – Capital de Giro – O capital de giro é um valor que a empresa possui em uma reserva de acesso rápido, para possibilitar o custeio e manutenção de toda operação, seja em compra de mercadorias, ou prestação de serviços. Quando o negócio está com o capital de giro negativo, é primordial buscar entender prazos de pagamentos ou encontrar soluções financeiras.
3 – Ticket médio – É calculado dividindo o valor total das vendas, pelo número de vendas, assim teremos o valor médio das vendas, que é chamado de ticket médio.
4 – Ponto de Equilíbrio – Esse indicador é essencial para o planejamento financeiro, porquê ele determina quanto é o mínimo de vendas para tornar a operação possível, quitando as contas em dia, mesmo que seja no zero a zero. Para empresas que estão se iniciando, é ideal para saber quanto você precisa faturar para que o negócio seja viável, e para empresas já em funcionamento a importância se dá, na criação das metas.
5 – Custo de aquisição do Cliente (CAC) – O nome do indicativo já traduz sua funcionalidade, que é demonstrar quanto cada cliente custa para entrar no seu estabelecimento e realizar uma compra, é necessário calcular todo o custo com marketing e avaliar se o seu cliente está te dando lucro ou prejuízo. Se o CAC está maior do que o seu lucro, sua empresa sofrerá as consequências futuras. O ideal é que na medida que a empresa cresce, esse indicador diminua.
6 – Retorno sobre investimento (ROI) – É a métrica utilizada para saber quanto a empresa ganhou nos investimentos que fez para geração de resultados. Ou seja, quanto a empresa recebe, para cada real investido.
É com base no ROI que a empresa consegue entender se está valendo a pena ou não continuar investindo em determinada estratégia e com isso se planejar para otimizar os resultados.
Quem não controla os números, não gerencia
Faz sentido para sua gestão, chegar todos os dias no seu local de trabalho e receber os números do dia anterior? Ou da semana, meses anteriores?
Tudo isso só é possível através da gestão financeira.
Não adianta você confiar apenas no seu instinto empreendedor e administrar sua empresa de modo superficial, afinal não é possível gerir bem um negócio sem as informações necessárias para a tomada de decisões.
Pensando nisso, a Digitaliza contabilidade pode ajudar sua empresa a enxergar com clareza esses índices financeiros, com as ferramentas certas, para que os números do seu negócio estejam sempre disponíveis e suas decisões sejam cada vez mais assertivas.